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segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Jovens: Estabelecendo relacionamentos saudáveis – Vivendo e aprendendo a viver
Lição 05: Relacionamento com pessoas difíceis

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Relacionamento com pessoas difíceis.
- Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Mala sem alça”.
- Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Mala sem Alça
Objetivo: oportunizar a reflexão sobre o relacionamento com pessoas difíceis.
Material:
01 mala, 01 bolsa ou 01 pasta sem alça e pesada, do tipo que a alça pode ser removida.
Procedimento:
- Perguntem: O que significa a expressão “Mala sem alça”?
Mala sem alça: alguém chato, incômodo, inconveniente, perturbador, desagradável.
Enquanto você fala o que significa esta expressão, peça a um aluno para se colocar diante da turma, segurando o objeto sem alça e pesado.
- Continuem perguntando:
Na sua vida, há alguém ou algo que pode ser considerado como “mala sem alça”?
Como tem sido sua atitude diante de pessoas de difícil convivência?
- Observem as respostas dos alunos e falem: Nesta lição,
- Depois, perguntem ao aluno que está segurando a bolsa: Está difícil segurar a bolsa? Aguarde a resposta.
Se tivesse a alça, seria menos incômodo?
Coloquem a alça e perguntem: E agora?
O que significa “colocar a alça”? O meio para melhor conduzir o objeto.
Como tem sido sua estratégia diante da situação que está enfrentando com outras pessoas de difícil relacionamento?
Em seguida, solicitem para que o aluno se sente.
Falem: Conhecemos pessoas que parecem “mala sem alça”, mas vamos estudar nesta lição como precisa ser nossa convivência com elas.

Por Sulamita Macedo.

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