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terça-feira, 3 de novembro de 2015

Jovens: Estabelecendo relacionamentos saudáveis – Vivendo e aprendendo a viver
Lição 06: Relacionamento Sentimental

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Relacionamento Sentimental.
 - Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Relacionamento Sentimental”.
- Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Relacionamento sentimental
Objetivo: Refletir sobre os ingredientes para um excelente relacionamento sentimental.
Material:
01 bala ou 01 pirulito com formato de coração para cada aluno
Observação: se desejarem simular o que está descrito no procedimento, utilizem os materiais abaixo:
01 tigela transparente
01 caneta
Papel colorido para escrever algumas palavras
Uma colher
Uma forma de bolo ou outro objeto com formato de coração
Procedimento:
- Vamos elaborar uma receita de para um excelente relacionamento sentimental?
Quais ingredientes não podem faltar entre o casal?
Aguardem as respostas e anote-as no quadro ou cartolina.
O nome de cada ingrediente deve ser escrito em papel pequeno e colorido.
- Vejam algumas sugestões de ingredientes e quantidade:
7 colheres de carinho
7 colheres de companheirismo
7 colheres de compreensão
7 colheres de respeito
7 colheres de sinceridade
7 colheres de fidelidade
7 colheres de saudade
7 colheres de cumplicidade
7 colheres de abraço
7 colheres de beijo
7 colheres de fermento do amor
Observação: o número 7 foi escolhido por se tratar do número da perfeição, mas vocês podem escolher outro.
- Agora, vamos ao modo de preparar:
Junte todos os ingredientes numa tigela transparente da vida conjugal, que deverá estar limpa.  Mexa com uma colher da união. Enquanto mexe, ore, vigie e cante. Despeje a massa numa forma do desprendimento untada com tolerância. Coloque no forno do coração, durante o tempo necessário para que a massa cresça e fique pronta, depois recheie e cubra com felicidade. Desenforme e sirva quente para duas pessoas de forma generosa.
Cuidado! Não coloque na geladeira, pois se ficar frio perde o sabor.
- Para concluir, distribuam 01 bala ou 01 pirulito em forma de coração para cada aluno.
Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

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