RSS

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Dinâmica: Liderança de si mesmo
Objetivo: Refletir sobre domínio próprio como pré-requisito para autoliderança.
Material:
01 martelo
01 prego
01 pedaço de madeira
01 caixa
Procedimento:
- Leiam ou contem a história do menino relatada no texto “O Garoto, o Martelo e os Pregos”.
O Garoto, o Martelo e os Pregos
                Havia um garotinho que tinha um mau gênio. Seu pai lhe deu um saco cheio de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência, deveria bater um prego na cerca dos fundos da casa.
                No primeiro dia, o garoto havia pregado 37 pregos na cerca. Porém, a cada dia, o número ia decrescendo. O menino descobriu que era mais fácil controlar seu gênio do que pregar pregos na cerca. Finalmente, chegou o dia em que o garoto não mais perdeu o controle sobre o seu gênio.
                Ele contou isso ao seu pai, que lhe sugeriu que tirasse um prego da cerca por dia, para dominar o seu gênio. Os dias foram passando, até que, finalmente, o garoto pôde contar a seu pai que não havia mais pregos a serem retirados. O pai pegou o garoto pela mão e o levou até a cerca, dizendo:
                - Você fez bem, garoto, mas dê uma olhada na cerca. Ela nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas irado, elas deixam uma cicatriz como esta. Você pode esfaquear um homem e retirar a faca em seguida, e não importa quantas vezes você diga que sente muito, a ferida continuará ali.
                Uma ferida verbal e tão mal quando uma física. Tenha isso em mente antes de se irar contra alguém.
Autoria do texto desconhecida.
- Depois da leitura, utilizem o martelo, os pregos e um pedaço de madeira para exemplificar o ensinamento do pai.
- Em seguida, organizem os alunos em círculo e mostrem uma caixa com várias situações sobre domínio próprio, como: o tempo, a fala, desejos, ideias, ações, hábitos, estudos, uso da mídia virtual etc.
Falem que a caixa vai passar de mão em mão; cada aluno vai retirar uma palavra, mostrar para a turma e falar de uma situação que aconteceu com ele.
- Depois, para concluir, enfatizem a necessidade de controle, disciplina e que isto deve ser um exercício constante na liderança de si mesmo e de pessoas.

 Por Sulamita Macedo.

0 comentários: