Adolescentes
– Currículo do Ano 1: A Bíblia, um Livro Atual
Lição 08: A
Bíblia Ensina a Cuidar da Terra
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém necessitando
de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A Bíblia Ensina a
Cuidar da Terra
-
Depois, apresentem um vídeo que proporcione a reflexão e conscientização da
preservação ambiental.
Apresento sugestão de dois
vídeos do YouTube, vejam na postagem abaixo:
Preservação do Meio
Ambiente, com duração de 1 minuto e 8 segundos. Siga o link: https://www.youtube.com/watch?v=sinkyPZ6CAIyPZ6CAI
Meio Ambiente – USJT, com
duração de 1minuto e 54 segundos. Siga o link:
- Depois, falem: Preservar o
meio ambiente não é somente cuidar do “verde”, mas também do ambiente em que
estamos, quer seja em casa, na igreja, na escola, na rua etc.
- Façam a seguinte proposta:
Que tal começarmos com este cuidado agora, aqui no ambiente de aula?
O que vocês sugerem?
As respostas devem variar
entre:
Não jogar lixo no chão, para
isto na sala deve haver uma lixeira.
Não rabiscar as paredes, as
cadeiras, as carteiras.
Desligar as lâmpadas ao
término da aula.
Lembrem para os alunos que
eles podem colaborar com a preservação ambiental em todo e qualquer lugar onde
estiverem. Cada um deve fazer sua parte, não deve esperar que o outro comece.
- Depois, trabalhem os
pontos levantados na lição, procurando sempre a participação do aluno.
Para concluir aula, utilizem
a dinâmica “Agente Multiplicador”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Observação:
Vocês podem organizar uma
aula de campo a um parque ecológico ou a uma instituição de trabalha com
preservação ambiental. Vejam a melhor data para o grupo.
Para isto, deve haver:
Agendamento prévio com a instituição
Autorização por escrito dos
pais para a participação do seu filho na atividade: elaborem uma autorização
padronizada.
Meio de transporte para o
traslado: ônibus fretado ou da linha, trem...
Lanche e água: combinar se
cada um levará o seu ou os professores organizarão para todos.
Acompanhantes: outros
professores e alguns pais, nunca vá sozinho com os alunos.
Recursos financeiros: para o
traslado e lanche
Lista dos participantes:
antes de sair fazer uma chamada, contar quantas pessoas presentes e riscar os
ausentes. Depois, que entrar no ônibus, contar novamente. Para retornar da
mesma forma.
Tenho certeza que vale a
pena, pois também será um momento descontraído para a turma.
Dinâmica:
Agente Multiplicador
Objetivos:
Incentivar a disseminação de
ideias sobre preservação ambiental
Concluir estudo sobre
preservação ambiental
Material
para cada grupo:
01 cartolina
Pincel atômico
Revistas para recorte de
figuras
01 cola
Rolo de fita adesiva(apenas
01 para todos os grupos)
Procedimento:
- Dividam a turma em vários
grupos.
- Forneçam os seguintes
materiais para cada grupo: cartolina, pincel atômico, revistas para recorte de
figuras, cola e fita adesiva.
- Orientem para que elaborem
um cartaz sobre preservação ambiental.
- Estipulem um tempo para
esta atividade.
- Peçam para os alunos
apresentarem os cartazes para os demais colegas.
- Em seguida, vocês devem
colocar os cartazes no quadro de avisos ou em outros ambientes da igreja.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário