Lição
08: Ética Cristã e Sexualidade
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: Ética Cristã e
Sexualidade.
-
Para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Sexualidade”.
-
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Atenção! Professores da classe dos novos
convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando", deste blog.
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio
Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2",
do currículo antigo. Façam bom proveito!
Dinâmica:
Sexualidade
Objetivos:
Conhecer o que os alunos
sabem sobre o tema.
Alertar para a necessidade
de saber defender o ponto de vista bíblico sobre a sexualidade, prática sexual
etc.
Material:
04 crachás com nome
JORNALISTA
Perguntas num envelope(vejam
no procedimento)
Procedimento:
1 - Dividam a turma em 4
grupos.
2 - Falem que cada grupo
receberá um jornalista que fará perguntas sobre o que a bíblia fala sobre sexualidade.
3 - Então, coloquem o crachá
com nome JORNALISTA em uma pessoa do grupo, que também receberá as perguntas
que deverá fazer para o grupo.
Perguntas para o grupo 1:
- Praticar sexo é pecado?
- O que a Bíblia fala sobre
homossexualismo?
- Os jovens e as pessoas em
geral têm acesso fácil a internet. Quais os cuidados que os pais evangélicos
estão tendo quanto ao acesso dos seus filhos a sites pornográficos?
Perguntas para o grupo 2:
- Como é feita a orientação sexual na Igreja?
- O casal evangélico pode ter prazer sexual no
casamento?
- Qual o posicionamento dos
evangélicos quanto ao homossexualismo?
Perguntas para o grupo 3:
- Como é feita a orientação
sexual na família evangélica?
- É verdade que a igreja
prega que o sexo só deve ser praticado depois do casamento? Argumente.
- Os jovens e as pessoas em
geral têm acesso fácil a internet. Quais os cuidados que a igreja está tendo
quanto ao acesso dos seus membros a sites pornográficos?
4 - Depois, os “jornalistas”
vão apresentar para a turma as respostas dos grupos.
5 - Em seguida, trabalhem os
pontos levantados na lição, apresentando argumentos bíblicos, confirmando,
acrescentado ou contrapondo, se necessário, com as respostas dos grupos.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário